WooCommerce PagSeguro – Como receber pagamento com cartão de credito

Se você pensa em vender através de seu site ou loja virtual e aceitar cartão de crédito como forma de pagamento, ainda que não venda produtos físicos, você vai precisar receber o pagamento da venda através de alguma empresa especializada em cobranças online que atue como gateway de pagamentos.

Um gateway de pagamento é um intermediador da transação financeira entre o comprador (portador do cartão de crédito) e o vendedor (sua loja virtual). Sem a figura do intermediador é impossível realizar vendas com pagamento via cartão de crédito em sua loja virtual, o intermediador precisar garantir aspectos da transação como segurança e confiabilidade, e deve estar sob as normas vigentes do banco central.

Para quem já tem uma loja virtual em WordPress utilizando o plugin WooCommerce (veja nosso post sobre WooCommerce), é possível aceitar pagamentos com cartão de crédito utilizando um plugin de pagamento, como o  PagSeguro. Este artigo apresenta informações sobre o Plugin WooCommerce PagSeguro, sua instalação e funcionamento básico e algumas dicas sobre os requisitos para receber pagamentos com cartão de crédito em sua loja virtual.

WooCommerce PagSeguro

O WooCommerce PagSeguro é um plugin para WordPress desenvolvido por Cláudio Sanches, bastante conhecido pela comunidade WordPress principalmente pelos plugins desenvolvidos para WooCommerce. O plugin WooCommerce PagSeguro adiciona a funcionalidade de recebimento via cartão de crédito, cartão de débito e boleto bancário em sua loja virtual e possui 3 métodos de funcionamento:

Redirecionamento – Após a etapa do checkout, redireciona o usuário para a página de pagamento na plataforma do PagSeguro (é possível configurar uma URL de retorno para seu site após o pagamento, veja como funciona aqui).

Lightbox – Abre uma janela em formato lightbox para o cliente realizar o pagamento se ser redirecionado (requer algum controle de execução de URL externa).

Checkout transparente – O pagamento é feito diretamente na página de checkout do seu site, sem janelas ou redirecionamentos. Esta é a forma mais indicada para receber seus pagamento. Todo o processo da venda ocorre sem que o cliente tenha que sair da sua loja virtual e isso reduz o índice de evasão de pagamento, quando o cliente desiste da compra no momento do pagamento, normalmente após o carrinho de compras.

Acesse a página do plugin no repositório oficial:

WooCommerce PagSeguro

* consulta em 14/05/2019.

Com este plugin você ainda pode testar seu funcionamento em um ambiente de sandbox (ambiente de teste para simular vendas).

Instalação do plugin para receber pelo PagSeguro

O processo de instalação pode ser realizado pelo próprio repositório oficial do WordPress:

woocommerce-pagseguro

 

 

 

 

 

Após o processo de instalação do plugin, você pode encontrar suas configurações acessando o menu WooCommerce, em seguida Configurações e acessar a aba Pagamentos, e nesta aba você pode gerenciar a nova forma de pagamento instalada, conforme imagem abaixo:

pagseguro configurações

 

Configuração do Plugin

As configurações do plugin são simples e intuitivas, desta forma nosso objetivo não é explicar cada uma das opções de configuração, mas sim mostrar os pontos mais importantes que devem ser considerados no momento da configuração.

Sandbox

O ambiente Sandbox do plugin é uma opção que permite realizar testes no plugin, inclusive efetuar a simulação do pagamento no site, sem que isso gere uma cobrança real no cartão de crédito. Este ambiente pode ser habilitado nas opções do plugin e necessita do Email e do Token de acesso ao ambiente de Sandbox.

sandbox

 

 

 

 

As informações para o ambiente de Sandbox podem ser conseguidas diretamente no site do ambiente: https://sandbox.pagseguro.uol.com.br/ (acessado em 15/05/2019).

Métodos de pagamento

Outro ponto crítico na configuração do plugin é entender qual método de integração deve ser utilizado, e neste ponto a primeira dica é, procure utilizar o método CHECKOUT TRANSPARENTE. Isso porque este método mantém o usuário por toda jornada de compra em seu site, sem nenhum tipo de redirecionamento.

Os métodos disponíveis são:

  • Redirecionamento: Usuário é direcionado para a plataforma do PagSeguro onde realiza o pagamento na página do PagSeguro. É importante dizer que você pode configurar uma URL de retorno, que fará um redirecionamento do usuário novamente para seu site após o pagamento. Para entender este processo leia este post: https://blogpagseguro.com.br/2011/10/entenda-como-funciona-a-url-de-retorno-no-pagseguro/.
  • Lightbox: O lightbox é uma ótima opção para quando não se tem um certificado SSL em seu site impossibilitando o uso do método de checkout transparente. (Neste link você encontrará informações sobre o certificado SSL).
  • Checkout transparente: O checkout transparente como já mencionado é o método mais indicado, o nome do método indica que o processo de pagamento ocorre de maneira transparente, mesmo que processado por um gateway externo. O usuário realiza o pagamento na sua loja virtual sem redirecionamento, agilizando assim o fluxo de pagamento, e assim é possível controlar também se o pagamento foi realizado, pela área de pedidos do WooCommerce inclusive pode-se verificar o status da compra aprovada pelo PagSeguro como pagamento aprovado. Porém para poder configurar este método de pagamento é necessário ter instalado em seu site um certificado digital, garantindo o acesso seguro pelo navegador, como veremos no próximo tópico.

 

Requisitos: Certificado SSL (Site Seguro)

O certificado SSL é um dos requisitos necessários para configurar o plugin WooCommerce PagSeguro no WordPress usando o método de pagamento Checkout Transparente.

É possível adquirir um certificado digital privado SSL através de um revendedor internacional ou instalar um certificado digital público gratuitamente através da sua hospedagem de sites, ou diretamente no SO de seu servidor VPS.

Os certificados digitais públicos mais comuns atualmente são disponibilizados pela let’s encrypt e pela COMODO SA.

Requisitos: WooCommerce extra checkout fields for Brazil

Este plugin é necessário para atuar em conjunto com o plugin WooCommerce PagSeguro pois adiciona campos extras no checkout da loja virtual. Os campos extras adicionados podem ser selecionados mas correspondem a: tipo de pessoa (física ou jurídica), CPF/CNPJ, data de nascimento, número da casa/endereço.

No Brasil o único campo realmente necessário que precisa ser adicionado no pedido do WooCommerce para poder ser processado pelo PagSeguro é o campo de CPF/CNPJ. Como este campo não existe na configuração default do WooCommerce, faz-se necessário o uso deste plugin, ou adição deste campo via código de programação.

Conclusão

Como mostrado no decorrer deste post, a instalação e configuração do plugin de pagamento WooCommerce PagSeguro adiciona a função de pagamento com cartão de crédito, débito ou boleto em sua loja virtual WordPress de maneira bastante descomplicada.

Antes de iniciar a instalação e configuração do plugin é necessário certificar que todas as demais configurações do WooCommerce estejam corretas. Também será necessário avaliar se os requisitos de servidor estão de acordo com as necessidades de recursos de hardware e software.